Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Ofícios e Modo de Fazer – Antônio de Souza (Mota)

O tema abordado no Blog Cultura de Janduís RN, Ofícios e Modos de Fazer, aborda a história de Antônio de Souza (Mota) que tem contribuído com serviço de ferreiro durante anos em Janduís/RN. Ele foi entre
vistado durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Serviço de ferreiro
 
Nome: Antônio de Souza.
Filiação: Martins de Souza e Maria Guiomar da Conceição.
Endereço: Rua Vicente Gurgel, 141, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.
 
História:
 
Os serviços de ferreiro passaram fazer parte da profissão de Antônio de Souza, quando ainda tinha 10 anos de idade, sob influência de seu pai, o Sr. Martins de Souza. Não passou por nenhum curso ou formação e aprendeu seu ofício, apenas olhando.
 
Por um bom tempo, tinha muita demanda e quando foi diminuído passou a praticar serviços de solda, como atividade extra. Também passou a desenvolver o cultivo de feijão, arroz, milho, batata-doce, jerimum, melancia, sendo um agriculto familiar.

Segundo o entrevistado, que permanece exercendo o ofício de ferreiro soldador em Janduís, sempre faz algum serviço quando surge de forma bem demorada. Ainda consegue bater ferro, serviços de solda, conserto de ferramentas agrícolas como alavanca, chibanca, enxada, machada e outros. Faz pelo prazer e pra ter um complemento na renda da família.
 
Antônio de Souza é conhecido como Mota, está aposentado como agricultor, nasceu em Janduís/RN, homem, negro, tem 66 anos de idade e ainda desenvolve a atividade de ferreiro e soldador.
 
 
Janduís/RN, 20 de fevereiro de 2019.