Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Lei Aldir Blanc revela as deficiências que precisam ser corrigidas no setor cultural

A Pandemia causada pelo Coronavírus devastou a estrutura econômica do planeta, ceifou centenas de vidas, mudou o ritmo de vida das pessoas, obrigou muitos, ainda que por força da Lei, ficaram em isolamento social. Uma problemática complicada que ainda não se tem uma solução pra humanidade.

Em meio a tentativa de socorrer muitos setores, foi criada a Lei Aldir Blanc para socorrer a classe cultural brasileira afetada diretamente pelos efeitos do COVID-19. Um recurso que estava retido no Fundo Nacional de Cultura há muitos, poderia ser a solução pra muitos artistas, grupos, trabalhadores da cultura que ficaram sem renda.

O que parecia ser uma transferência de renda emergencial urgente, um processo de descentralização com mais celeridade transformou num mar de dúvidas, morosidade e sem as normativas que desse condições para aceleram os procedimentos administrativos exigidos.

A Lei Aldir Blanc revelou que há uma necessidade urgente de mais atenção na estruturação da gestão cultural, na capacitação dos artistas e terceiro setor para captação de recurso e investimento na formação, na leitura e no enfrentamento as questões burocráticas do Estado.

Embora o artista seja a figura de expressão cultural, alegria, modificação da concretude cotidiana, necessita do conhecimento para garantir o mínimo de apoio quando houver disponibilização. A Lei foi erguida a partir de uma grande mobilização nacional que se enfraqueceu na desburocratização dos recursos e na descentralização em tempo hábil.