Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Ofícios e modos de fazer – Toinha Costureira

Arquivo 2019
 O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história da saudosa Toinha Costureira, que teve larga contribuição em Janduís e região. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Costura de roupas

 

Nome: Antônia Pereira da Silva
Filiação: Carmindo Pereira da Silva e Adélia Lucas da Silva
Endereço: Rua São Bento, 176, Bairro São Bento, Janduís, Rio Grande do Norte.

História:

A nossa entrevistada popularmente conhecida por Toinha Costureira, tem o 1º ano do Ensino Fundamental concluído no sítio Pedra Lisa, município de Belém do Brejo do Cruz/PB. Ela relatou que começou seu ofício quando tinha 14 anos de idade, fazendo suas próprias peças de roupas, já morando no sítio Palha, Belém do Brejo do Cruz/PB. Aprendeu a costurar vendo as pessoas produzirem principalmente calcinha e sem instrução profissional; lembra que presenciou sua irmã “Maciana” costurando numa maquininha.

No ano de 1985, aos 32 anos de idade, quando foi morar em Janduís/RN, passou a costurar para as pessoas de fora, uma vez que ainda estava fazendo serviços apenas pra familiares. Segundo ela, seu trabalho foi propagado boca a boca pelos próprios clientes que gostavam dos serviços e comentava com outras pessoas. O trabalho acontecia sempre em casa, num quarto construído adequadamente para sua produção.

Utilizando produtos como tecidos, linhas, agulha, máquina de costura, zíper, botão, fazia paletó, vestido, calça, short, camisa e fazia muito figurino para grupos de teatro da cidade. A atividade sempre aconteceu por ser um meio de vida que ajudou a criar seus 6 filhos, já que o ganho do marido não era suficiente. Mesmo aposentada como agricultura, a costura continua servindo de renda complementar.

Quando a entrevista ocorreu, em 26 de outubro de 2019, Dona Toinha, relatou sobre seu afastamento dos serviços há um certo tempo, em virtude de um tratamento de saúde a qual estava sendo submetida em Natal/RN. Ela falou que estava em Janduís pra matar a saudade e que logo após o tratamento retomaria as atividades de costura.

Antônia Pereira da Silva, conhecida como dona Toinha Costureira, nasceu no Sítio Dois Irmãos, município de Brejo do Cruz/PB, passando a residir em Janduís/RN, no ano de 1985, 61 anos de idade, mulher, parda e sua principal atividade econômica é a aposentadoria como agricultora, sendo a costura um complemento.

Em um relato de alegria e realização pelos serviços, dona Toinha disse: 

“O povo gosta de mim porque eu fazia pra agradar a todos. Fiz muita amizade e satisfiz muita gente com minhas costuras”.

Dona Toinha, não resistiu ao tratamento a qual relatou e faleceu em 29 de fevereiro de 2020, em Natal/RN. Seu sepultamento ocorreu dia 1º de março de 2020, no município de Janduís/RN, com a presença de familiares, amigos e a população em geral que lamentou, sua partida.

Entrevista concedida, em função do Mapeamento Cultural de Janduís/RN, em 26 de outubro de 2019.

Janduís/RN, 14 de agosto de 2020.