Há exatos 18 anos, a Cia. Ciranduís se reerguia na Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, em Janduís/RN. Após o fim do grupo de Cirandas formado só por mulheres entre 1989 e 1992, o professor Josivan Rhuann, mudou de destino e saiu da dança para o teatro.
O registro oficial e demarcação do Grupo de Teatro Ciranduís, aconteceu exatamente em 21 de abril de 1993, um feriado, que reuniu jovens estudantes daquela escola, para brincar de arte e fazer da Escola Aluízio Gurgel, uma escola diferente.
Nossos caminhos percorreram sempre pelos caminhos mais curtos, buscando aglomerar as pessoas seduzidas pela arte e cultura, e assim, buscar vencer o coronelismo, a ignorância, a falta de sensibilidade que pairava em Janduís.
Espetáculo "Todos Pela Educação" - 2007 |
Durante esses anos, muitas pessoas contribuíram pra gente ter conquistado nossos espaços, ao mesmo tempo em que enfrentamos barreiras quebradas com diálogo, trabalho e ação. Estamos muito felizes em estar de pé e fortes nesses 18 anos.
Muitos prêmios como o Myrian Muniz, Troféu Eliane Bandeira, Troféu de melhor grupo de Teatro do RN, Premios Chico Villa e Lula Medeiros, apesar de não ter recebido, Premio Areté – Eventos Culturais em Rede e os vários estado percorridos como PB, CE, PE, BA, RJ, SP, GO e RS.
Festa pras crianças no Ponto Frio, em Janduís - Outubro de 2009 |
Atualmente temos uma relação de diálogo com os grupos e artistas da cidade, Poderes Público, instituições, a fim de procurar estabelecer uma frente de diálogo na cultura e para nossa sobrevivência.
E para os próximos anos, queremos concretizar o sonho de fazer em Janduís e “Escola de Arte, Cultura e Cidadania”, para dar suporte aos projetos e continuidade ao trabalho que realizamos atualmente.
Nesses 18 anos somos gratos a todos os membros que aqui estiveram e aos que continuam acreditando no novo. Também a todos as parcerias e apoios conquistados.
Lindemberg Bezerra
Coordenador