Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os avanços institucionais na cultura janduiense



Ao longo de 30 anos, o movimento cultural de Janduís a cada dia vive na sua luta constante. Nesse tempo, grupos se formaram, artistas seguiram independe, houve inúmeras baixas e renovações importantes.
 
Os nomes fortes que seguraram a bandeira por muito tempo como Benedito Jorge, Bosco Gurgel, Aurino Santos (in memorian), Mestre Dadá (in memoerian), Boinha, Braga, Leandro Tomé, Toinho de Helena, Marcosuel Vieira, Ray Lima, Junio Santos, Rômulo Gurgel, Railson Fernandes, Ronaldo de Nêgo, Walisson Honorato, Eider, Zeca de Luíz Luciano, Chico Locutor, precisaram se afastar ou partir.

Para tanto, continuamos aqui com a resistência de Valdécio Fernandes, Josivan Rhuann, Rogério Silva, Kinho Araújo, Carlos Lopes, Zé Daniel, Willi Kesle, Marcos Lima, Alex Ferreira, Pedro Henrique, Hildson Lennon, Rhuann Mallone, Thiago Medeiros, misturando experiência e sangue novo.

Lutamos por um Conselho de Cultura que só veio em 2007, mas, veio. A criação de Fundação de Cultura em 2009 e sua instalação em 2011, que rendeu, em menos de um ano, a concretização de discussões antigas.

Com nossa presença a frente da FUNCULT, realizamos a nossa I Conferência de Cultura, criamos o Fórum Municipal de Cultura, Fundo de Cultura com repasse de 1% do Orçamento Municipal, Plano Municipal de Cultura com validade de 10 anos e ainda o Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais – SMIIC.

Colocamos Janduís no cenário nacional com as políticas de cultura do Governo Federal. Temos uma Fundação que receberá repasse de até 3% dos Recursos Municipal, e um Fundo, com repasses de 1% com dotação orçamentária já pra 2013.

Agora, cabe nossa organização no Fórum de debates, no Conselho Municipal de Cultura e claro, enquanto grupos e artistas para que tenhamos projetos sustentáveis custeados pelas leis que nós criamos.