Para melhorar o quadro da cultura janduiense é uma questão de coerência, Gestão e impessoalidade no que é público. Princípios esses utilizados anteriormente que não se vê mais nas terras de Nhanduí*.
O primeiro passo seria reunir o Conselho de Cultura e botar pra funcionar. Substituir possíveis membros que não tem interesse em discutir cultura. Depois organiza os grupos e artistas com propostas que possam ser cumpridas e apoiá-los, dando autonomia e oportunidade de voz e acato das decisões. Fazendo isso, começaríamos a ver quem realmente quer fazer pela cultura e quem ta a fim de ver a cultura como número em época Eleições.
Instalar a Fundação de Cultura botando um janduiense que não seja de nenhum grupo, ou que seja, mas que trabalhe com ética e responsabilidade e com autonomia sem precisar de passar por qualquer outra secretaria em suas decisões. Cria-se o Fundo de Cultura, estabelece um cronograma cultural da cidade com ações coletivas respeitando a particularidade de cada grupo e artista.
Analisando, temos equipamentos de ponta nos pontos de Cultura Semearte e Em Cena Ação, que jamais se viu antes em Janduís. Com isso, faríamos uma gestão em conjunto com a Casa de Cultura, Grupos, Projetos e Setores da Prefeitura. Daí, poderíamos ter um avanço significativo na cultura local.
Não sei se sonho demais, se minhas palavras são inexpressivas, se sou embusteiro. Cada um entende como quiser e tudo isso seria fácil de fazer, bastaria querer acreditar e somar forças. Sozinho se faz, mas o caminho é mais longo e os resultados mais insatisfatórios. Se ao menos tivessemos a oportunidade de nos reunirmos com os Gestores e discutir, já seria alguma coisa.
Podemos fazer isso???
*Índio Guerreiro que habitou nas Terras onde hoje é Janduís.