Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Mudanças são necessárias.

Após três anos a frente da Casa de Cultura de Janduís, onde tive uma experiência impar como profissional da cultura na área administrativa, o novo Governo do Estado exonerou todos os cargos, em publicação sábado, 08, no Diário Oficial do Estado, onde estou listado.

É uma exoneração natural, sem surpresas, haja vista que não comunguei politicamente com o projeto lançado pelo grupo do Governo atual, e sim, com as orientações do Partido dos Trabalhadores – PT, seguindo o projeto derrotado nas urnas em 2010.

A Casa de Cultura pra mim não foi território de emprego e sim uma missão concedida para desenvolver um trabalho cultural naquela instancia. Pena que a petulância da politicalha interiorana dificultou muitos projetos e realizações locais. Coisa natural! Sem ressentimentos.

Foi como Agente Cultural que aprendi a ser forte com as barreiras impostas durante o processo. Tudo isso, por questões de posturas e definições claras de lado e posicionamento político cultural, o que pra muitos não se vê a olho nu, e prefiro ser claro.

Saio da Casa de Cultura sem nenhum vício de cargo, mágoa, arrependimento de não ter feito inúmeras coisas que não aconteceram; saio de cabeça erguida e com o olhar adiante de ter feito aquilo que pude fazer, diante de tantos entraves “normais”.

Enquanto militante da cultura vou continuar contribuindo com o trabalho da Casa de Cultura, uma vez que sei o quanto foi duro conseguir tal espaço junto ao Estado. Estou também com a cultura no geral. Diante disso, não só desejo sorte e sucesso ao meu sucessor; desejo garra e aplicabilidade.

Contudo, para que se tenha um trabalho promissor é preciso do olhar principalmente dos artistas – o que não faltou – dos Poderes públicos Municipal, Estadual e Federal. É preciso união em torno de um projeto cultural sustentável que não enxergue partido nem “lideranças” políticas.

É preciso inaugurar a Casa de Cultura, ter ASG, Vigia, material de limpeza, reparar portas, teto, piso e acredito que um olhar especial principalmente do Governo do Estado. É importante que o Agente de Cultura tenha respaldo financeiro e administrativo do Governo.

Sou grato ao Partido dos Trabalhadores de Janduís e do estado, a gestão municipal 2005/2008 a qual participei, ao Deputado Mineiro, Crispiniano Neto, vereadores Braga e Raimundo Canuto e claro a todos os artistas que estiveram comigo em todos os momentos.

Muito obrigado mesmo pela oportunidade. Me sinto bem mais preparado e tranqüilo para enfrentar os novos desafios me impostos.

Lindemberg Bezerra
Artista popular/ex-Agente da Casa de Cultura de Janduís