Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

A história do 10 janduiense, fazendo o muito com pouco

Professor Raimundinho Gurgel e professor Josivan Rhuann
 

O filho de Zé Patrocínio e Biica é dramaturgo, poeta, professor, atleta, ator, o qual usa um pseudônimo de JRhuann. Porém, a turma das antigas o chama pelo nome de batismo que é JOSIVAN. Pois, era com esse nome que sua mãe ia bater no transporte dos jogadores, preocupada e de Terço na mão, entregar seu filho ao responsável pelo time ao viajar pra outros municípios.

Professor Josivan nasceu no dia 11/02/1968, e já aos 15 anos de idade era o camisa 10 do futebol Janduiense defendendo a Associação Cultural Desportiva Janduiense - ACDJ. Garoto estudioso e bom de bola, disciplinado e obediente a mãe, estudou sempre nas escolas públicas de Janduís, e fez seu Curso Superior em Pedagogia, na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Patu-RN.

Começou a lecionar em Janduís, na Escola Municipal Agnaldo Giminiano, no Sítio Saquinho, destacando-se com seu estilo diferenciado de ensinar, usando uma linguagem teatral, utilizando-se das coisas e animais da comunidade, conhecidos da garotada, como proposta pedagógica.

Depois, veio o casamento com a Profa. Fidelys Morais, onde tiveram dois filhos, um em memória, resultado de um acidente automobilístico considerado uma fatalidade, sendo uma grande perda para a família e Janduís. Daí então, sua maior tristeza da vida.

Josivan, cresceu trabalhando nas escolas da zona urbana, viu nascer o Movimento Escambo fundado no ano de 1991; motivado pelo movimento cultural Janduiense, fundou na Escola Municipal Professor Aluízio Gurgel, onde trabalha como Professor de história, a Companhia Cultural Ciranduís no dia 21 de abril de 1993, grupo que nos seus 28 anos em atividades fortalece o Escambo no seu berço natural.

Com um currículo de títulos importantes no futebol e já cinquentão, resolveu se aposentar dos campos, mas, não deixou de pensar nas futuras gerações do futebol Janduiense. Para isso, fundou há 5 anos, uma escolinha de futebol integrado com as escolas do município, onde tem recebido elogios e apoio de pessoas de Janduís e de outras cidades.

A Escolinha JR 10, fundada pelo professor Josivan, conta com a colaboração voluntária dos experientes, ex-jogadores da ACDJ, Marcone de Otávio e Valênça. Juntos desenvolvem o projeto social, "Bom de Bola 10 na Escola" dando vida ao Campo Municipal de Futebol Zé Pequeno. A ação revitalizou a Praça Jailma Vieira, localizada na saída de Janduís para Campo Grande contando com presença do público toda tarde.

As pessoas abnegadas que patrocinam e ajudam com material esportivo o trabalho com os jovens janduienses, sentem-se felizes com a boa ação, pois estão contribuindo com o lazer, disciplina, educação, saúde, entretenimento saudável. Tudo que um jovem precisa para ser um bom cidadão.

VIVA A JUVENTUDE, NOSSO FUTURO.

(Prof. Raimundinho Gurgel).