Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

domingo, 25 de julho de 2021

Ofícios e modos de fazer – Cinézia costureira

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Cinézia costureira, com anos de serviços prestados em Janduís. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Costureira
 
Nome: Cinézia Maria Vieira Lima
Filiação: José Vieira de Melo e Generosa Alves
Endereço: Rua São Bento, 116, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.


HISTÓRIA:
O ofício de costureira desenvolvido por Cinézia começou na infância mexendo numa máquina de costurar da mãe, onde está costurando há pelo menos 20 anos. Nunca fez curso e aprendeu sozinha. Costurava pra casa e para as pessoas de fora, por encomenda e chegou a ser contratada por uma empresa. Seu grau de escolaridade é a 7ª Série do Ensino Fundamental. Ela relata que é um serviço que não gostava no início, faz pela dificuldade de trabalho e para se manter.
 
Os serviços acontecem em casa, todo dia, com descanso aos domingos e utiliza como ferramenta a máquina de costura, tesoura, agulha, linha, fica métrica, botão, tecido que resulta em conserto de roupas, faz calça, camisa masculina, vestido, blusa e calça feminina e fardamento escolar. Porém, não tem estrutura de máquina ou firma para demanda. O ofício é um meio de vida e sua renda é o pagamento das costuras.
 
Cinézia Maria Vieira Lima, é conhecida como Deta, nasceu em Riacho da Cruz/RN, residiu no sítio Pau de Leite no ano de 1977 e na zona urbana de Janduís/RN em 1988, onde reside até os dias atuais, 50 anos de idade, mulher, parda e relata que seu ofício tem rendido muita amizade, tem dado gosto e tem sido sua sobrevivência.

 

Janduís/RN, 07 de junho de 2019.