Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Ofícios e modos de fazer – Dona Dudé dos dindins

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de dona Dudé dos dindins, vendedora de anos nas escolas da cidade. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019. 

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Dindin
 
Nome: Maria José de Almeida
Filiação: José Maria da Silva e Sabina Maria da Conceição
Endereço: Rua São Bento, 193, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.


História:
A produção de dindin é um ofício na vida de dona Maria José que estudou até a 4ª série, desde 1979, quando aprendeu sozinha a produzir suas especiarias. Passou a vender em casa, nos colégios da cidade que era muito movimentado; vendia nas feiras e saia oferecendo no comercio local. Seus clientes eram fies e ela relata que tinha uma lista de fiado pra vender a pessoas mais antigas e que eram bons pagadores.

A atividade acontece em casa e são produzidas em média 50 unidades de didin, pelo menos duas vezes por semana. São utilizados produtos como açúcar, coco branco, coco queimado, leite, saquinho plástico, biscoito, morango, abacate, goiaba e demais sabores.

Maria José de Almeida, é conhecida como dona Dudé, nasceu em Janduís/RN, local onde sempre residiu, 57 anos de idade, mulher, branca e sua principal atividade econômica é a aposentadoria como agricultora e o complemento é produção de dindin.

A entrevistada finaliza dizendo que adora fazer dindin porque é um complemento na renda e ensinou a outras pessoas. 

Janduís/RN, 07 de maio de 2019