Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Festa de Santa Teresinha

Terminou mais uma de Festa de Santa Teresinha em Janduís em mais um ano de desarticulações, isolamento da comunidade. Na verdade, o que vimos foi pouca participação popular nas atividades religiosas e sociais e a Praça sem clima todas as noites.

Temos na coordenação da Igreja de Santa Teresinha, uma figura que é Bastim Gurgel, um cara que sempre apoiou os grupos, os jovens, incentivou o novo e hoje o que vemos são outras infiltrações que não agregam. Uma andorinha só não faz verão.

A Igreja em sua tradição tem um histórico de apoiar os perseguidos pelo Poder, de correr atrás do correto, não tolerar as injustiças, mas, em Janduís a Igreja precisa rever suas ações e quem está afastando a comunidade da Igreja.

Em 2009, por exemplo, a Secretária de Governo de Janduís fez uma portaria proibindo um programa Radiofônico na Igreja, realizado pela Cia. Ciranduís, porque citava o apoio de políticos que contribuem com a cultura e com as festas religiosas e foi assinada pelo Padre.

Acredito que nenhuma Igreja precise de favores de Poder, pois a comunidade faz ela acontecer. E por aqui a relação sempre foi de respeito e não de suborno, quando tivemos outros Padres que entendem que a Igreja é da comunidade.

Quando de cara a gente vê uma senhora com o coração cheio de mágoas, rancor, falsa, fofoqueira a frente de um trabalho com gente, logo, só vai ficar quem agüenta a ditadura de um alguém que finge gostar de gente. Tem sido assim, durante os últimos dois anos aqui em Janduís.

Quando faz essa mistura desagradável afasta as pessoas e as instituições. A noite dos artistas muito fraca, mas, não porque não tenha quem faça é a retaliação feita pelo Poder Público local, que aproveita a festa da Padroeira pra dizer ao povo que está tudo bem, quando na verdade, o próprio povo já sabe o que acontece em Janduís.

Eu espero que Igreja reveja seus conceitos para com os jovens, com os movimentos sociais e não siga a vontade política de alguém doente por Poder, posição social e tenta macular a expressão e liberdade de quem sempre esteve na luta social da cidade.

Diante disso, nossa fé não se abala, nem nossas certezas. A questão é que na vida precisamos ter lado, postura e acima de tudo coerência. Como tem pessoas que não se tocam de sua insignificância, acabam arrodeadas apenas de serviçais temporários que duram somente por alguns instantes.