Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Movimento Escambo em Umarizal: Um Movimento em movimento

Pela quarta vez no ano, diferente de quando achávamos que estamos organizados, realizamos mais um encontro do Movimento Escambo, na cidade de Umarizal, entre 12 e 15 de Novembro de 2010. Um encontro mais diferente ainda que os outros.

Em São Miguel do Gostoso/RN, Fortaleza/CE e Lucrécia/RN, ainda contamos com a força de alguns projetos conseguidos por grupos e espetáculos. Mesmo assim, ralamos pra chegar ao objetivo e se encontrar com os demais arteiros escambistas.

Fomos renegados pelos Poderes públicos em diversos locais, pela falta de sensibilidade político administrativa, mas, jamais hesitamos. Continuamos a luta, trocando arte por pão, transporte, água, mantivemos nosso lugar ao sol.

Fomos a Umarizal participar de um encontro onde a alimentação foi bancada pelos escambistas e pela comunidade do Bairro COHAB. A maioria dos transportes bancados por instituições sociais, pelo próprio bolso e em um caso pelo governo municipal.

Somente Janduís, contou com a colaboração em transporte pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto. Símbolo de nossa marca, resistência e persistência. Isso ainda não significa que temos que ficar sempre na dependência.

Discutimos em Umarizal a necessidade de ter um Movimento auto-sustentável, de pode bancar suas ações a partir de mantimentos oriundos dos escambistas. Não sabemos como isso pode crescer, mas já estamos buscando esse entendimento.

Ademais, um encontro onde nos deparamos com nossas dificuldades e deficiências que precisam ser corrigidas e aprimoradas. Compartilhar com limpeza, material de uso pessoal, bom uso de espaços públicos, são palavras que soam entre os que fazem o Escambo.

Trocamos idéias, sonhamos, apostamos as fichas numa futura política cultural criada pelo Poder Popular conclamar a expansão da arte, liberdade de expressão e assim, manter a força da arte sem padrinhos, donos, lideranças ou forças sem forças.