Vocês certamente
acompanham pelas redes sociais campanhas municipais e manifestos de populares
sobre cores em determinados meses do ano com o intuito de prevenir danos à vida
humana. São ações direcionadas e necessárias que de fato, traz impactos
positivos tanto no conhecimento do problema, quanto no fortalecimento da rede
de apoio para aqueles que necessitam.
E nesse mês de setembro
é trabalhado objetivando a prevenção do suicídio em cima do dado que em 90% dos
casos se a pessoa recebe os cuidados necessários o suicídio é evitado. Essa
informação nos mostra a importância dessas ações na contramão das críticas
feitas às campanhas pontuais.
Concordo que somente as
campanhas feitas anualmente não é suficiente para a resolução do problema.
Acredito que é necessário agir nos fatores de riscos nos quais se destacam a
depressão e a ansiedade, haja visto que o Brasil é considerado pela OMS como o
país mais ansioso do mundo.
Falar dos problemas de
saúde que levam ao suicídio fogem a minha área, porém as causas da depressão e
ansiedade é reflexiva aos contextos sociais que as vítimas estão inseridas, já
que é entendida que as causas não se restringem apenas ao plano psicológico,
mas também a questões sociais.
Desse modo, se faz mais
que urgente as campanhas sociais sobre os problemas que tiram a vida da nossa
população e é válida toda e qualquer demonstração de importância a dor do
outro, seja pela uma cor simbólica, seja numa frase de apoio ou seja nas ações
individuais com seus amigos, familiares ou comunidade.
(Priscila Melo - Assistente Social)