Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

domingo, 13 de setembro de 2020

Cores que Salvam – Por Priscila Melo

As estatísticas mostram que a cada 40 segundos ocorre 1 suicídio no mundo e o suicídio é a segunda causa da morte entre jovens de 18 a 29 anos.

Vocês certamente acompanham pelas redes sociais campanhas municipais e manifestos de populares sobre cores em determinados meses do ano com o intuito de prevenir danos à vida humana. São ações direcionadas e necessárias que de fato, traz impactos positivos tanto no conhecimento do problema, quanto no fortalecimento da rede de apoio para aqueles que necessitam.

E nesse mês de setembro é trabalhado objetivando a prevenção do suicídio em cima do dado que em 90% dos casos se a pessoa recebe os cuidados necessários o suicídio é evitado. Essa informação nos mostra a importância dessas ações na contramão das críticas feitas às campanhas pontuais.

Concordo que somente as campanhas feitas anualmente não é suficiente para a resolução do problema. Acredito que é necessário agir nos fatores de riscos nos quais se destacam a depressão e a ansiedade, haja visto que o Brasil é considerado pela OMS como o país mais ansioso do mundo.

Falar dos problemas de saúde que levam ao suicídio fogem a minha área, porém as causas da depressão e ansiedade é reflexiva aos contextos sociais que as vítimas estão inseridas, já que é entendida que as causas não se restringem apenas ao plano psicológico, mas também a questões sociais.

Desse modo, se faz mais que urgente as campanhas sociais sobre os problemas que tiram a vida da nossa população e é válida toda e qualquer demonstração de importância a dor do outro, seja pela uma cor simbólica, seja numa frase de apoio ou seja nas ações individuais com seus amigos, familiares ou comunidade.

(Priscila Melo - Assistente Social)