Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Gestão da Fundação Cultural Mestre Dadá no período 2017 a 2020

 A Prefeitura Municipal de Janduís, através da Fundação Cultural Mestre Dadá – FUNCULT fez uma gestão cultural participativa, inclusiva e cumprindo todos as normativas imposta por Lei, no período de 2017 a 2020.

A organização do espaço de funcionamento foi um dos primeiros passos a ser dado na nova postura assumida pela gestão, bem como, a organização no quadro de coordenações e funcionários. A sede era locada até o ano de 2018, quando a FUNCULT conseguiu espaço no Centro Administrativo, em um prédio cedido pelo Tribunal de Justiço do Rio Grande do Norte.

Foi retomado o Fórum Municipal de Cultura, composição do Conselho Municipal de Política Cultural, mapeamento cultural, criação de calendário cultural do município, legalização da Filarmônica 12 de Junho, realização de duas conferencias municipais de cultura, revisão do Plano Municipal de Cultura e oficializado o nome a Fundação de Aldair José de Lima (Mestre Dadá)

Foram feitas formações nas áreas de elaboração de projetos, artes cênicas, música, patrimônio cultural e criação dos círculos de cultura nos bairros. O Plano Municipal de Cultura foi seguido com a realização de suas metas, incluindo apoio a espetáculos como Paixão de Cristo, Auto de Santa Teresinha e Auto do Natal.

Intercâmbios foram proporcionados com grupos do Rio Grande do Norte e demais estados brasileiros; parcerias com o Projeto Fazendo Escambo da Cia. Ciranduís e apoio as atividades do Movimento Escambo e data comemorativas.

A FUNCULT trouxe de volta a realização do Concurso A Mais Bela Voz, com homenagens a músicos locais, ofertou oficinas nas escolas e apoio ações culturais em diversas festas de padroeiros das comunidades rurais.

A Lei do Fundo Municipal de Cultura foi revisada, criado CNPJ, aberto conta oficial, criado a Comissão Especial do Fundo Municipal de Cultura e o Regimento Interno e foi operacionalizado com sucesso os recursos emergenciais da Lei Aldir Blanc.

Foram recuperados equipamentos como o acervo da Biblioteca Professor Teófilo Régis, registro de obras, organização de espaço e conseguido recursos para reforma e ampliação no valor de R$ 200.000,00 que está em caixa.

Durante os quatro anos de gestão não houve nenhum tipo de perseguição política, exclusão, agressão ou qualquer ação que desagregasse qualquer cidadão ou foi negado nenhum direito. Todas as informações solicitadas foram atendidas e todos os passos da gestão foram registrados através de relatório inicial, relatórios semestrais e relatório final de gestão.