Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

segunda-feira, 24 de maio de 2021

O “Lundu” – Causo de Barbadinho – Janduís/RN

Seu Barbadinho - Registro do ano de 2015 (Rai Gurgel)
 Barbadinho conta, que quando adolescente, convivendo com uma penca de irmãos, na luta diária da roça, na zona rural, não tinha moleza não, no entanto era feliz, mas tinha um objetivo na vida, ficar um dia com um tal de LUNDU, igual ao filho do fazendeiro , Seu patrão, achava a coisa mais linda do mundo, quando o povo comentava; OLHE TENHAM CUIDADO, POIS O FILHO DO HOMEM TÁ HOJE COM UM LUNDU TERRÍVEL, e ele foi crescendo com essa idéia de também um dia ter seu LUNDU e fazer sucesso.

Um certo dia ao acordar, disse pra si mesmo, é hoje que vou fazer bonito, e então levantou e foi lá pro final do terreiro e ficou com a cara pra cima, o velho perguntou o que ele tinha, Barbadinho respondeu que tava tudo certo não queria nada, então o velho mais a turma, tomaram café, pegaram as enxadas e disseram pra Barbadinho, então vamos pra roça, Barbadinho respondeu, bora, bora, bora.

Quando foi 12 horas, sol lascando, a rapaziada vinha voando para pegar o feijão, no entanto, Barbadinho disse que ficou no mesmo canto, no meio do terreiro com a cara pra cima, cara de malvado.

Então seu pai, achou estranho e veio perguntar o que estava acontecendo, e Barbadinho disse que estava com um LUNDU dos seiscentos diabos, Barbadinho disse que ficou muito orgulhoso quando disse que estava com LUNDU.

Barbadinho disse que o velho quis uma confirmação, pois o véi já vinha com o chicote bem encebadinho, e perguntou, que é que você tem mesmo Barbadinho???

- JÁ DISSE, ESTOU COM UM LUNDU DOS SEISSENTOS CÃO.

Barbadinho disse que o véi, só deu uma chicotada, que o rei do chicote deu três voltas no corpo.

Barbadinho disse que só aguentou essa lapada, tirou em busca da panela de feijão com mais de mil.

E quando estava comendo o feijão, disse que foi o melhor prato de feijão que comeu na vida com as lágrimas caindo dentro, e nunca mais quis saber de LUNDU.


Memórias de Raimundinho Gurgel
Professor janduiense residente em Natal/RN.