Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

sábado, 8 de maio de 2021

Ofício e Modos de Fazer – Dindin e doce caseiro da dona Lica

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história da aposentada dona Lica, dona de um dos melhores doces caseiros e dindin de Janduís/RN. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Dindin e doce caseiro
Nome: Maria Lucas da Silva
Filiação: José Lucas da Silva e Supriana Maria da Conceição
Endereço: Rua do Progresso, 39, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.

História:

Morando na residência de Sebastião Almeida Gurgel, conhecido como Bastim Gurgel, em Janduís/RN, a entrevistada ajudava a fazer doces caseiro, como ajudante e como via todo processo acontecer, aprendeu vendo e fazendo. Não passou por nenhum curso, se não, os ensinamentos dos mais velhos. A atividade acontece há mais de 30 anos e seus produtos são vendidos pra pessoas de outras cidades e pra Janduís, sempre por encomenda.

A produção acontece em casa, onde é feito doce de caju uma vez por ano, quando está na safra, doce de leite e doce de mamão com coco a cada 15 dias e ainda existe a produção de dindin. São utilizados ingredientes como frutas, açúcar, leite, sabores e matérias para embalagens. A atividade acontece por prazer e pra complemento da renda, já que entrevistada é aposentada como agricultora.  

Maria Lucas da Silva, é conhecida como dona Lica, nasceu no sítio Amazonas, município de Brejo do Cruz/PB, chegou em Janduís/RN aos 10 anos de idade, tem 67 anos, mulher, branca e a atividade é um de seus prazeres.

“Faço muito mais pelo fato de gostar e não produzo mais como antes, pelo cansaço que não ajuda mais”. Disse e entrevistada.

 

Janduís/RN, 06 de maio de 2019.