Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

sábado, 15 de maio de 2021

Ofícios e modos de fazer – Bosco borracheiro

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Bosco Borracheiro, que tem atuação de muitos anos em Janduís. Ele foi entrevistado durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Borracheiro
 

Nome: João Bosco Cardoso de Araújo
Filiação: José Ariosvaldo dos Santos e Severina Cardoso de Araújo.
Endereço: Rua do Progresso, 7, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.

História:

Antes de ter dedicação ao ofício de borracheiro, o entrevistado foi vendedor de rede e trabalhou como motorista. Se considera analfabeto e aprendeu seu ofício por conta própria, sem passar por curso ou qualquer formação escolar. Trabalhava pra o ferreiro conhecido por Pelva, seu sogro, porque não tinha condição de montar seu próprio negócio. Aos poucos foi comprando seus equipamentos a fazer serviços de solda, borracharia e bater ferro.

O trabalho acontece diariamente, em sua oficina, localizada na Rua Lourival Gurgel, 55, Onésimo Maia, em Janduís/RN, onde se utiliza de ferramentas que resulta em serviços para diversos clientes de dentro e fora do município e é sua atual reanda familiar.

João Bosco Cardoso de Araújo, é conhecido como Bosco, nasceu no município de Brejo do Cruz/PB, residente em Janduís/RN há 31 anos, tem 57 anos, homem, pardo e se considera autônomo em seu ofício. Destaca ainda, que o serviço é importante porque tem feito muita amizade e tem sido o sustento de sua família.   .

Janduís/RN, 26 de agosto de 2019.