Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quinta-feira, 29 de abril de 2021

Ofício e Modos de Fazer – Berg Morais, artesão

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Berg Morais, funcionário público e artesão de Janduís/RN. Ele foi entrevistado durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019. 

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Artesanato
 
Nome: Alvamberg Alves de Morais
Filiação: Alvaci Bezerra de Morais e Dalvani Augusta de Morais
Endereço: Rua Vicente Gurgel, 01, 12 de Junho, Janduís, Rio Grande do Norte.
 

História:

Um dos fundadores do Grupo Cultural Emanduís na década de 80, viria a ser um ativista do artesanato iniciando atividades no ano 2000, como bem informou o entrevistado. O ofício foi desenvolvido por conta própria e aprendeu a fazer olhando. Posteriormente fez alguns cursos como trabalhar com palitos e palhaço. Tem o Ensino Médio completo, onde fez opção pelo Magistério, na Escola Estadual Prof. Daniel Gurgel, em Janduís/RN e é funcionário público municipal.

 Seus trabalhos com artesanato acontecem em casa, nos finais de semana e utiliza palha, palitos, cola, tesoura, martelo, papel e outros materiais necessário para fins de produtos como casa de brinquedo, porta-chaves, cinzeiro, porta-retratos, árvore de Natal e lembrancinhas de aniversários infantis.

Alvamberg Alves de Morais, é conhecido como Berg enfermeiro, nasceu em Mossoró/RN, mora no município de Janduís/RN desde dezembro de 1985, tem 57 anos de idade, homem, branco, funcionário público há 33 anos e desenvolve a atividade de artesão de forma autônoma.

Pra o entrevistado seus serviços como artesão se tornam “importante porque foca noutras coisas e sai da rotina diária”, como forma de terapia e ajuda no bem-estar.

 

Janduís/RN, 08 de maio de 2019.