Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Ofícios e Modos de Fazer - Seu Severino Preto

O tema abordado no Blog Cultura de Janduís RN, Ofícios e Modos de Fazer, aborda a história de um cidadão janduiense que tem contribuído com serviço de ferreiro durante muito anos. Ele foi entrevista durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.
 

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Serviço de ferreiro
Nome: Severino Estevam.
Filiação: Francisco Estevam e Ana Maria da Conceição.
Endereço: Rua Vicente Gurgel, 139, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.


História:

Seu Severino Preto, desenvolveu sua profissão em Janduís, ainda nos anos 70. Ofício que aprendeu desde menino, quando ficava olhando o mestre Pedrosa trabalhar. O primeiro contato foi com a mecânica onde ajeitava motor de carro, fazia serviços de borracharia e outros que aparecessem.

“De tanto olhar me bateu a curiosidade e comecei e gongozar[1] com uma “ventolina”[2], como era conhecida. Eu era ajudante e foi onde comecei a minha profissão”. Disse seu Severino.

Já um rapaz refeito, passou também a bater ferro, sendo um dos únicos e principais profissionais da região que cuidada de ferramentas como machada, chibanca, foice, enxada, roçadeira e tudo que era ferramenta da agricultura.

Na época havia muita dificuldade pra sustentar a família e precisa de dedicação total ao trabalho, o que não teve oportunidade de seguir estudando. Seu Severino, sabe fazer o nome e participou do MOBRAL[3].

O trabalho de ferreiro ainda é desenvolvido na cidade de Janduís, Rio Grande do Norte, porém muito eventual. Não é mais como antigamente que era muita procura e tinha apenas uma pessoa pra da conta de tudo. E para que os serviços sejam realizados é preciso se utilizar de bigorna, marreta, fogo a carvão, atanazio e demais instrumentos.

Quando começou a profissão, os serviços de ferreiro era o principal sustento da família, sendo hoje uma atividade secundária e esporádica. Quando foi ficando mais escasso, seu Severino passou a cultivar o plantio de milho, feijão, arroz, batata-doce, fava e o transformou num agricultor familiar, o que rendeu sua aposentadoria por idade como agricultor.

Severino Estevam é conhecido como Severino Preto, está aposentado como agricultor, nasceu em Janduís/RN, homem, negro, tem 78 anos de idade e ainda desenvolve a atividade de ferreiro. Perguntado sobre a importância de seu ofício ele nos deu a resposta que “o povo respeita”.

Janduís/RN, 22 de fevereiro de 2019.

 

________________________
[1] Mexer, trabalhar, experimentar
[2] Conhecido como Ventoinha, peça de motor de carro
[3]
Movimento Brasileiro de Alfabetização.