Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Ofícios e Modos de fazer – Elias Carroceiro

O Blog Cultura de Janduís RN,  através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Elias Fernand
es ou Elias Carroceiro em
Janduís/RN. Ele foi entrevistado durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome: Elias Fernandes dos Santos
Filiação: Francisco Fernandes dos Santos e Alice Gomes dos Santos.
Endereço: Rua Vicente Gurgel, 129, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.

Nome do Ofício/Modo de Fazer: carroceiro

História:

O ofício de carroceiro, foi iniciado por Elias Fernandes dos Santos, ainda quando tinha 15 anos de idade.  Sua experiência inicial era botar água pra abastecer o lar de seus pais, já que a cidade não dispunha de sistema de encanação ou adutora. Seu instrumento de trabalho era um galão.

Depois, passou a utilizar uma carroça com um burro, o que era possível carregar entre 8 a 10 pipas d’água por dia, mesmo tendo várias pessoas da cidade desenvolvendo a mesma atividade. Com a chegada dos serviços de abastecimento através de encanações nas residências, ainda é possível colocar duas pipas d’água por dia, quando precisa pra abastecer a própria casa ou quando alguém faz encomenda. Não é mais uma atividade econômica e atua porque gosta.

Elias Fernandes dos Santos é conhecido como Elias Carroceiro, trabalha com outras atividades, nasceu na zona rural de Janduís/RN, mora na cidade desde 1982, tem 55 anos idade, homem, branco.

Segundo o entrevistado, os serviços de carroceiro têm sido importantes na vida dele, porque foi uma viração durante muito tempo. 

Janduís/RN, 20 de fevereiro de 2019.