Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: produção e vendedora
de dindin
Nome: Severina Pinheiro de Brito
Filiação: Luiz Pinheiro de Brito e Joana Maria de
Medeiros
Endereço: Rua Vicente Gurgel, s/n, Centro, Janduís,
Rio Grande do Norte.
História:
Dona Cícera é uma pessoa bastante conhecida no meio popular de Janduís, justamente por ser uma referência no ramo da produção caseira e venda de dindin. Muitos alunos da Escola Estadual Vicente Gurgel já tiveram o prazer de saborear seus produtos pela localização da escola que é em frente a sua residência.
Sua produção teve início nos anos de 1976, mesmo período que seu filho Benedito esteve doente e recebeu um benefício. Pensando no complemento da renda, surgiu a ideia de fazer dindin e vender. Inicialmente, era tudo manual, não tinha liquidificador e a geladeira utilizada era uma que já estava bastante usada.
O trabalho é todo em casa. Há uns 15 anos atrás, eram produzidos e vendidos uma média de 100 unidades diárias, o que ajudou bastante na compra de novos materiais como liquidificador, geladeira e ingredientes pra diversidade de sabores. A produção diminuiu consideravelmente, tendo dia que não vende uma unidade.
A preparação dos dindins é feita com saquinhos pequenos que servem como embalagem, leite, chocolate, açúcar, frutas variadas e essência de sabores. Mesmo aposentada, dona Cícera, relata que ainda continua fazendo por ser um complemente da renda e deu de vestir e calçar a seus filhos que estão todos com seus rumos assegurados.
Severina Pinheiro de Brito, é conhecida como Dona Cícera, nasceu na comunidade de Santa Luzia, município de Brejo do Cruz/PB, mora em Janduís/RN desde 23 de janeiro de 1950, chegando com 13 anos de idade, tem 80 anos, mulher, branca e está aposentada como agricultora.
Dona Cícera relata que continua fazendo dindin
porque está se movimentando e se sente muito bem.
Janduís/RN, 06 de maio de 2019.