Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quinta-feira, 15 de abril de 2021

Ofício e Modos de Fazer – Dona Cícera vendedora de dindin

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Dona Cícera que produz dindin há mais de 40 anos em Janduís/RN. Uma história inspiradora e de sucesso que faz parte da memória de muitos populares. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019. 

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: produção e vendedora de dindin  
Nome: Severina Pinheiro de Brito
Filiação: Luiz Pinheiro de Brito e Joana Maria de Medeiros
Endereço: Rua Vicente Gurgel, s/n, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.

História:

Dona Cícera é uma pessoa bastante conhecida no meio popular de Janduís, justamente por ser uma referência no ramo da produção caseira e venda de dindin. Muitos alunos da Escola Estadual Vicente Gurgel já tiveram o prazer de saborear seus produtos pela localização da escola que é em frente a sua residência.

Sua produção teve início nos anos de 1976, mesmo período que seu filho Benedito esteve doente e recebeu um benefício. Pensando no complemento da renda, surgiu a ideia de fazer dindin e vender. Inicialmente, era tudo manual, não tinha liquidificador e a geladeira utilizada era uma que já estava bastante usada.

O trabalho é todo em casa. Há uns 15 anos atrás, eram produzidos e vendidos uma média de 100 unidades diárias, o que ajudou bastante na compra de novos materiais como liquidificador, geladeira e ingredientes pra diversidade de sabores.  A produção diminuiu consideravelmente, tendo dia que não vende uma unidade.

A preparação dos dindins é feita com saquinhos pequenos que servem como embalagem, leite, chocolate, açúcar, frutas variadas e essência de sabores. Mesmo aposentada, dona Cícera, relata que ainda continua fazendo por ser um complemente da renda e deu de vestir e calçar a seus filhos que estão todos com seus rumos assegurados.

Severina Pinheiro de Brito, é conhecida como Dona Cícera, nasceu na comunidade de Santa Luzia, município de Brejo do Cruz/PB, mora em Janduís/RN desde 23 de janeiro de 1950, chegando com 13 anos de idade, tem 80 anos, mulher, branca e está aposentada como agricultora.

Dona Cícera relata que continua fazendo dindin porque está se movimentando e se sente muito bem.
 

Janduís/RN, 06 de maio de 2019.