Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Causo “o imitador” – Severino da Velha

Um dia, o presidente Sarney estava dando uma entrevista no Jornal Nacional da Rede Globo. Seu Severino da “Véia” estava assistindo, como de costume, na casa de dona Clara, avó de Camilo Lelis e sogra de Adonias Sotero. Foi então que Fernando, meu irmão, que era um grande imitador, foi para detrás da televisão de Dona Clara,
baixou o volume e imitou a voz do presidente Sarney, distorcendo a fala.

Disse ele em alto e bom som:
- A partir de amanhã os aposentos da “velharada” serão cortados. O país não tem dinheiro para sustentar velho “cu” de preguiça, tascou o imitador de Sarney.

Severiano da Véia, imediatamente, reagiu àquele desatino, dizendo:
- Cuma é seu corno! Esbarre aí que vou te mostrar quem sou eu. Corte meu aposento que te mostro o caminho do inferno ainda hoje! Foi quando se levantou e partiu com a faca punho para atingir Sarney na TV.

Aí dona Clara se agoniou, acendeu a luz e entrou na frente de Severino da Velha para impedir o desmantelo. Naquele tempo, televisão era coisa de pouca gente, custava uma fortuna. Quando olharam, Fernando tinha escapulido pela janela. Severino da Velha ficou martelando a fala do Sarney por um bom tempo, mas nunca soube que aquilo era uma imitação. Ainda bem.

História compilada pelo professor Raimundinho Gurgel, contada pelo professor João Moura, irmão do saudoso Fernando.