Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quinta-feira, 3 de junho de 2021

Ofícios e modos de fazer – Adaires Alves, produção de bolo

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Adaires Alves, empreendedora no ramo de bolo. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: produção de bolo  


Nome: Adaires Alves de Medeiros
Filiação: Luis Alves da Silva e Severina Pinheiro de Medeiros
Endereço: Rua Vicente Gurgel, s/n, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.

História:

Adaires Alves de Medeiros ou Dadá, começou o ofício com produção de bolo no pote. Daí, certo dia sua cunhada Wilkia Brito, insistiu pra que ela fizesse um bolo pra comemorar o aniversário de sua. Sem vontade, sem interesse e depois de uma certa insistência o bolo foi feito e rendeu bons comentários. A partir daí, surgiram as encomendas.

Várias pessoas passaram a recomendar seu trabalho que foi reconhecido, sendo feito produtos de qualidade, mesmo sem passar por formação na área ou ter feito qualquer curso. Segundo Adaires, lhe faltou oportunidade e pouco espaço de tempo, uma vez que cuida de sua mãe, Dona Cícera.

A produção de bolo é feita em sua própria residência, com frequência de pelo menos 15 dias, usa como ingredientes farinha de trigo, manteiga, açúcar, coco, ameixa, abacaxi, leite condensado, doce de leite, chantili e outros. A compra dos produtos é feita em outras cidades pelo preço em conta e economia que faz. A atividade é um meio de vida e resulta na confecção de bolo de aniversário, comemorações e sobremesa no pote

Adaires Alves de Medeiros é conhecida também por Dadá, é autônoma, mulher, parda, nasceu no município de Janduís/RN, onde reside atualmente, tem 44 anos de idade e diz que o ofício é “importante porque aprendeu muita coisa e é seu ganha pão”.
           

Janduís/RN, 06 de maio de 2019.