Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Ofícios e modos de fazer – Dona Veranda dos dindins, garrafinhas e pastéis

O Blog Cultura de Janduís RN, através da publicação "Ofícios e Modos de Fazer", aborda a história de Dona Veranda, produtora e vendedora de dindin, garrafinha e pastaéis. Ela foi entrevistada durante o Mapeamento Cultural realizado pela Fundação Cultural Mestre Dadá, no ano de 2019.

Pesquisador: Berg Bezerra
Nome do Ofício/Modo de Fazer: Dindin, garrafinha e pastéis

Nome: Veranda Eunice de Menezes
Filiação: Epifanio Lopes de Menezes e Rita Matias de Menezes
Endereço: Rua São Bento, 157, Centro, Janduís, Rio Grande do Norte.

História:

Olhando os outros fazerem, Dona Veranda, aprendeu sozinha a produzir dindin, garrafinha e pasteis, produtores que foram sua renda principal por muito tempo. Ela relata que morou em Mossoró/RN e trabalhou como ajudante de cozinha, espaço onde aprendeu a fazer pasteis, observando o chefe que fazia inúmeras coisas. Sempre pensando em ajudar o pai e no ramo comercial passou a vender galinha, pasteis, coxinha garrafinha e estava disposta pra o que desse certo.

Seu grau de escolaridade conta com o primário e Ensino Fundamental incompleto, chegando à metade do 6º ano, numa escola de Mossoró/RN. Seu ofício começou há 20 anos atrás, ficando muito conhecida nas escolas do município, festas de clube e festas de padroeira com seu ponto de venda. Com o crescimento das vendas e economia nos apurados, comprou uma máquina de pasteis e trabalhou com o produto até o ano de 2004.

A produção acontece em casa, faz todo dia e vendo tudo. Os produtos utilizados são farinha de trigo, salsicha, óleo, ovos, frango, carne, leite, frutas, sabores, essências, embalagens e resultam em coxinhas, enroladinhos, dindin e garrafinhas. Mesmo aposentado como produtora rural, a entrevistada relata que é uma renda complementar e segue fazendo aquilo que ajudou seu pai e a criar os filhos.

Veranda Eunice de Menezes, é conhecida como dona Veranda, nasceu em Janduís/RN, local onde sempre residiu, tem 64 anos de idade, mulher, negra, , deu estudo, comida e autônoma e relata que seu ofício “Foi importante porque ajudou na criação dos filhos, deu estudo, comida e mantinha o básico necessário. Seu orgulho maior foi poder desenvolver tudo ao lado do pai”

           

Janduís/RN, 07 de maio de 2019.