Elaboração de projetos culturais, assessoria técnica em gestão pública, palestras, oficinas de teatro, palhaço e captação de recursos, elaboração de textos teatrais, direção teatral e muito mais.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Capacitação sobre o Sistema Nacional de Cultura

O vice-prefeito de Caraúbas, Alcivan Viana, a qual temos um contato desde quando ele era presidente do Sidicato Rural, me fez o convite para participar da Capacitação Cultural sobre O Sistema Nacional de Cultura, que aconteceu entre 09 e 10 de maio, na Casa de Cultura, ministrado pela equipe do SEBRAE.

O debate foi promissor, onde tivemos com gestores e artistas de pelo menos 10 cidades da região. Número ainda muito baixo, uma vez que o próprio SEBRAE fez articulações com vários municípios.

Sobre os requisitos para criação do Sistema Municipal de Cultura, Janduís já está avançado nos quesitos Órgão separado pra cuidar da cultura que é a Fundação de Cultura e a criação do Conselho de Cultura, o que já temos sem funcionar, o que precisa ser prioridade pro artistas já que são eles quem preenchem esses espaços.

Será necessário ter a adesão do município em primeira mão e já começar a criar o Fundo Municipal de Cultura onde receberá recurso de 1% do município, 1,5% do Estado e 2% da União. É o fim da falta de prioridade cultural para os municípios do Brasil, que senão aderirem só receberá recursos através de Edital.

No Rio Grande do Norte apenas 11 municípios aderiram, num percentual de 7%. O Sistema Nacional de Cultura é considerado o SUS da cultura. Será a grande revolução que os agentes culturais precisam pra caminhar bem.

O encontro me deixou a par de todos os tramites sobre o Sistema de Cultura e em breve quero compartilhar com a Gestão local e com demais municípios que já estamos em discussão. Sob minha companhia esteve Willi Kesle, membro da Cia. Brincantes do Sertão.

Grato a Alcivan Viana, vice-prefeito de Caraúbas, Secretário de Agricultura Emanuel Almeida e Nailka Saldanha, Secretária de Assistência Social.