Um grupo de mulheres jovens decidiram inovar nesse período de Pandemia causada pela COVID-19 e criaram, neste dia 07 de julho de 2020, o Projeto Janduís Literário.
A proposta funciona como espaço de biblioteca colaborativa, onde as pessoas disponibilizam livros para uma espécie de empréstimo em rodízio, sendo possível a devolução num prazo de 7 dias.
“Queremos viabilizar o acesso ao livro e a leitura através de colaborações. Sabemos que nem todo mundo tem dinheiro para comprar livros e por isso estamos fazendo um chamamento a quem tem livros já lidos, guardado na estante, que colabore com essa ação”. Frisou Bábara Bezerra, uma das idealizadoras.
Os livros são fotografados e publicados numa página da rede social Instagram para que as pessoas tenham acesso e quando optarem por uma obra, faz a solicitação de empréstimo virtual. A equipe espera envolver outras cidades.
O projeto foi idealizado por Bárbara Bezerra, Beatriz Lourenço, Bruna Cabral e Laura Lemos. Os contatos para inserção de livros no cervo ou para empréstimo, deve ser feito no Direct do Instagram @janduisliterario.